- Área: 3570 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Simon von Gunten, Julien Lanoo
-
Fabricantes: Axitec, Glutz, Huber Fenster AG, O. Küttel, Kriens, Switzerland, Schule & Raum, Mühlethurnen, Switzerland, Vitra / Artek / Arper
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola está localizada em um bairro residencial na vila suíça de Porto. Com seu telhado angulado característico, a escola faz referência às coberturas inclinadas das casas circundantes, à história rural da região e às colinas das montanhas. Posicionada em um declive suave, a edificação aproveita a topografia e conecta vários espaços ao ar livre de acordo com as diferentes vias de acesso das crianças para a escola. Enquanto o térreo é usado para a administração do corpo docente, oficinas, uma cozinha da escola e salas de aula, o primeiro pavimento é composto por nove salas de aula e três unidades de jardim de infância. As salas superiores naturalmente se beneficiam das qualidades espaciais do telhado inclinado. Cada sala de aula parece ser uma pequena casa independente, criando um ambiente acolhedor e familiar para as crianças.
As salas de aula adjacentes são interligadas por meio de grandes portas, além de possuírem acesso direto aos espaços de trabalho em grupo e à uma generosa área intermediária multifuncional. Este layout permite flexibilidade máxima para metodologias atuais e futuras de ensino e aprendizagem. Grande parte das paredes interiores é apresentada como loucas do chão ao teto, convidando os alunos a se expressarem. Uma série de claraboias fornece luz natural para as áreas internas, enquanto as salas ao longo das fachadas recebem luz natural desde duas direções devido à sua posição angular.
A madeira é o único material construtivo que armazena o carbono. No projeto adotamos este elemento para a fachada, seu interior e mobiliário, além de utilizar madeira pré-fabricada na estrutura principal do edifício. Portanto, o edifício da escola pode ser visto como um grande armazenamento de carbono. Toda a madeira utilizada é proveniente de florestas sustentáveis. Os outros materiais de construção são produtos descartáveis atóxicos, com baixo impacto ambiental.
A escola é um edifício com a classificação MINERGIE-A®. De acordo com o código da Confederação Suíça, tal classificação requer uma construção hermética de alto grau e a renovação contínua de ar no edifício usando um sistema de ventilação com eficiência energética. Janelas operáveis para ventilação cruzada natural e resfriamento noturno também estão presentes no projeto. A escola não somente está conectada à rede de energia da cidade, mas também funciona como uma central: mais de 1100 painéis solares no telhado geram cerca de 300 kWp, eletricidade suficiente para cobrir o consumo de energia da própria escola e um adicional que pode servir a mais 50 lares.